Artigos em Eventos

Movimento Social Software Livre pela Inclusão Digital e Educação Popular

FLEURI, Reinaldo M. FERREIRA, Viviane L. Movimento Social Software Livre pela Inclusão Digital e Educação Popular. In: Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, Salvador, 2011. Disponível em:

1. COPPETE, M. C., WEBER, Cátia, NARDI, Ivanete, FLEURI, R. M.

Educação para a diversidade e cidadania: novos desafios para a formação docente In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte.

Convergência e Tensões no camplo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

2. FLEURI, R. M.

A produção das diferenças pela escola In: III Seminario de Educação – DEPA; V simpósio de Educação – CMCG, 2009, Campo Grande.

III Seminário de Educação – DEPA; V Simpósio de Educação – CMCG: Apoio Pedagógico: uma prática em construção. Campo Grande: Life Editora, 2009. p.5 – 14

3. BARCELOS, V. H. L., FLEURI, R. M.

Antropofagia Cultural Brasileira e Educação Ambiental – a construção da reciprocidade antropofágica no Brasil a partir do contexto latino-americano In: XII Congresso da ARIC (‘Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis.

Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 22

4. ACORDI, L. O., FLEURI, R. M., REAL, Márcio Penna Corte

Comunicação de saberes: Questões para estudo sobre os elementos de formação na capoeira In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis.

Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18

5. FLEURI, R. M.

Conferência de encerramento Temática: Interculturalidade: Conceitos e desafios In: II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR., 2009, Rolim de Moura.

II Seminário de Educação: INTERCULTURALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR. , 2009.

6. FLEURI, R. M.

Construção de uma perspectiva curricular intercultural e inclusiva In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis.

Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 24

7. FLEURI, R. M.

Déconstruction de la soumission à l’école In: Il dialogo tra le reti interculturali: questioni e prospettive, 2008, Messina, Itália.

Quaderni di Intercultura. Messina, Itália: UNIME, 2009. v.1. p.271 – 287

8. FIGUEIREDO, Clara de Freitas, FLEURI, R. M.

Desconstrução de Subalternidades e Idéias Anarquistas: possíveis convergências à caminho da insubordinação In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis.

Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 22

9. ORÇO, C. L., FLEURI, R. M.

Educação indígena: fronteiras culturais e inclusão social (análise da Terra Indígena Xapecó) In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis.

Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 18

10. REAL, Márcio Penna Corte, FLEURI, R. M.

Interculturalidade, saber e poder no campo da capoeira In: XII Congresso da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), 2009, Florianópolis.

Diálogos Interculturais: descolonizar o saber e o poder. Florianópolis: www.aric2009.ufsc.br, 2009. p.1 – 22

11. FLEURI, R. M.

L’histoire e l’organization de l’Association pour la Recherche Interculturelle (ARIC) In: Il dialogo tra le reti interculturali: questioni e prospettive, 2009, Messina, Itália.

Quaderni di Intercultura. Messina, Itália: UNIME, 2008. v.1. p.50 – 53

12. VASCONCELOS, Eymard Mourão de, TAVARES, M. T. G., FLEURI, R. M., ALGEBAILE, E. B., VALLA, V. V.

A CONTRIBUIÇÃO DE VICTOR VALLA AO PENSAMENTO DA EDUCAÇÃO In: 30a. Reunião Anual da Anped, 2007, Caxambu.

Portal da Anped. Rio de Janeiro: Anped, 2007. p.1 – 23

13. VEGA, Pedro Marcote, FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho, ALVAREZ, Pedro Suárez, FLEURI, R. M.

Contribución para la definición de un marco teórico y metodológico de la educación ambiental e intercultural para un desarrollo sostenible In: V Congresso Europeo CEISAL de latinoamericanistas, 2007, Bruxelas.

CIENCIA, TÉCNICA Y MEDIO AMBIENTE. Bruxelas: CEISAL, 2007.

14. ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni, FLEURI, R. M.

“Conhecer” nos limiares entre a guerra e a política: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras no Brasil In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis.

III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 24

15. AZIBEIRO, Nadir Esperança, FLEURI, R. M.

Interculturalidade na educação popular e na formação de educador@s In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis.

III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 2

16. FLEURI, R. M., FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho

O conceito de complexidade: uma contribuição para a formulação de principios epistemológicos da educação intercultural. In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis.

III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 43

17. FLEURI, R. M., REAL, Márcio Penna Corte, ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni

Perspectivas epistemológicas e didático-pedagógicas emergentes no processo de formação de educadores de capoeira no Brasil In: III Seminário Internacional Educação Intercultural, Movimentos Sociais e sustentabilidade, 2006, Florianópolis.

III Seminário Internacional: Educação Intercultural, Movimentos Sociais e Sustentabilidade e I Colóquio da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) na América Latina. Florianópolis: www.rizoma3.ufsc.br, 2006. p.1 – 24

18. FLEURI, R. M., WEBER, Cátia

Professoras indígenas Xokleng: identidade étnica sob a perspectiva intercultural. In: Seminario Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianopolis.

. , 2006.

19. FLEURI, R. M., WEBER, Cátia, FIGUEIREDO, Clara de Freitas

Seminário de sensibilização ecológica na perspectiva intercultural em parceria com os professores indígenas da TI Ibirama In: V Congresso Ibero Americano de Educação Ambiental, 2006, Joinville.

. , 2006.

20. FLEURI, R. M., WEBER, Cátia, NARDI, Ivanete

Do outro lado do espelho: a ressignificação dos conceitos de igualdade e diferença no campo da educação intercultural. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2005, Niteroi.

. , 2005.

21. FLEURI, R. M.

Educação popular e saúde: perspectivas epistemológicas emergentes na formação de profissionais In: 28a. Reunião Anual da Anped, 2005, Caxambu, MG.

40 Anos de Pós-graduação em Educação no Brasil: Produção de conhecimentos, poderes e práticas.. Rio de Janeiro, RJ: Anped, 2005. p.1 – 15

22. FLEURI, R. M.

Interculture, éducation et mouvements sociaux au Brésil In: Xème Congrès de L’ARIC, 2005, Argélia.

Recherche Interculturelle : Partage de cultures, partages de savoir. Argélia: Universitè d’Alger, 2005. p.1 – 15

23. REAL, Márcio Penna Corte, FLEURI, R. M., TRAMONTE, Cristiana, ANNUNCIATO, Dráuzio Pezzoni

Jogos de poder e disciplinamento no campo da capoeira: formação e atuação de educadores na perspectiva intercultural In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2005, Niterói.

CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. , 2005. v.1.

24. FLEURI, R. M., JOHANN, Morgana Dias

TelEduc: Ambiente Virtual de Aprendizagem como Ferramenta de Apoio à Formação de Educadores(as) Populares In: XV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2005, Florianópolis.

. , 2005.

25. FLEURI, R. M., JOHANN, Morgana Dias, GIWA, Gillian Travia, ACHCAR, Juliana

Traços de uma Experiência de Formação de Educador@s na Perspectiva Intercultural In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2005, Niteroi.

. , 2005.

26. FLEURI, R. M., REAL, Márcio Penna Corte

Carnaval e capoeira: práticas de resistência cultural ou lazer espetacularizado no país do futebol In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/ANPEd-Sul, 2004, Curitiba – PR.

V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/ANPEd-Sul. Curitiba: ANPEd- Sul, 2004. v.5.

27. FLEURI, R. M.

Conversidade In: Fulbright BraimStorms – Novas tendências no ensino superior, 2004, Lisboa.

Novas tendências no ensino superior. Lisboa: Fulbright Commission, 2004. v.1. p.1 – 45

28. FLEURI, R. M.

Conversidade:conhecimento construído na relação entre educação popular e universidade In: 27a. Reunião Anual da ANPEd, 2004, Caxambu.

Sociedade, Democracia e Educação: Qual universidade?. Rio de Janeiro: ANPEd, 2004. p.1 – 45

29. FLEURI, R. M.

Écoles et communautés et éducation interculturelle au Brésil : les apports de l’éducation populaire In: 72éme Congrés de L’ACFAS. La société des savoirs., 2004, Montreal.

C-519 École, communautés, diversité (colloque). Sherbrooke: ACFAS – http://membres.lycos.fr/reseauimmigration/acceuil.htm, 2004. p.1 – 15

30. FLEURI, R. M.

Intercultura, educação e movimentos sociais: a perspectiva de pesquisas desenvolvida pelo Núcleo MOVER (UFSC) In: VI Colóquio sobre Questões Curriculares e II Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares – Currículo: Pensar, Inventar, Diferir, 2004, Rio de Janeiro.

Currículo: Pensar, Inventar, Diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. v.2. p.1-15 –

31. FLEURI, R. M.

L’éducation à la citoyenneté dans la perspective interculturelle au Brésil In: Éducation à la citoyenneté et diversité culturelle, 2004, Angers.

L’éducation à la citoyenneté au défi des cultures communautaires. Angers: Université Catholique de L’Ouest, 2004. p.1 – 20

32. FLEURI, R. M.

O desafio dialógico nas relações interculturais In: VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: Caminhando para uma cidadania multicultural, 2004, Porto.

VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire: Caminhando para uma cidadania multicultural. Porto (Portugal): Universidade do Porto, 2004. p.1 – 20

33. FLEURI, R. M.

A questão da diferença na educação: para além da diversidade In: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2003, Caxambu.

25a. Reunião Anual da Anped. Rio de Janeiro: Anped, 2003. p.1 – 27

34. REAL, Márcio Penna Corte, FLEURI, R. M.

Da Intercultura ao diálogo com os professores de capoeira: uma possibilidade investigação-ação? In: VIII ESCOLA DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO ESCOLAR, 2003, Camboriu.

. , 2003.

35. FLEURI, R. M.

Discurso de abertura – II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais In: II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais, 2003, Florianópolis, SC, Brasil.

Identidade, diferença, mediações. Florianópolis: UFSC – Rizoma, 2003.

36. FLEURI, R. M.

Intecultura y educación In: II Taller Internacional de Interculturalidad, 2003, Santiago.

II Taller Internacional de Interculturalidad. Santiago: Universidad de Chile, 2003. v.1. p.1 – 21

37. FLEURI, R. M.

Um percurso de cooperação educativa intercultural: a experiência de Casa Laboratório como decolagem para uma abordagem metodológica da educação popular In: 26a. Reunião Anual da ANPEd, 2003, Poços de Caldas.

Novo Governo. Novas Políticas?. Rio de Janeiro: Portal da Anped – http://www.anped.org.br/26/outrostextos/mc06reinaldomatiasfleuri.doc, 2003. v.1. p.1 – 24

38. FLEURI, R. M., BITENCOURT, Silvana Maria, SCHUCMAM, Lia Vainer

A questão da diferença na educação: para além da diversidade In: 25a. Reunião Anual da ANPEd – Educação: manifestos, lutas e utopias, 2002, Caxambu, MG.

Portal da ANPEd. 25a. Reunião Anual da ANPEd. Textos das Sessões Especiais. Rio de Janeiro: ANPEd, 2002. p.1 – 25

39. FLEURI, R. M.

Educação Intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos sociais In: V Colóquio Sobre Questôes Curriculares e I Colóquio Luso-Brasileiro, 2002, Braga.

Curriculo e Produção de Identidades. Braga: Universidade do Minho. Masterdata., 2002. v.CD. p.1 – 15

40. FLEURI, R. M., SOUZA, M. I. P.

Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural In: XI ENDIPE, 2002, Goiânia.

Igualdade e diversidade na educação. Goiânia: Multipolo, 2002.

41. FLEURI, R. M.

Sueño que se sueña juntos es realidad! Consideraciones en torno a la construcción de la escuela democrática y popular en el escenario educativo de Río Grande do Sul (Brasil) In: Primer Encuentro Nacional del Espacio Freire: EDUCAR: resistencia o creación., 2002, Buenos Aires.

Primer Encuentro Nacional del Espacio Freire: EDUCAR: resistencia o creación.. Buenos Aires: Centro Nueva Tierra, 2002. p.1 – 15

42. FLEURI, R. M., GRANDO, Beleni Salete, SAYÃO, D. T., TOMAZZETTI, C. M.

Corpo: gênero e etnia na formação do professor In: 8o. Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa, 2000, Lisboa.

Desporto, Educação & Saúde – Resumos. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa, 2000. p.253 – 254

43. FLEURI, R. M.

Desafios à educação intercultural no Brasil: Culturas diferentes podem conversar entre si? In: III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2000, Porto Alegre.

III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – Anais. Porto Alegre: UFRGS-ANPEd – CD rom, 2000. p.1 – 15

44. FLEURI, R. M.

Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: olhares, conexões e problematizaçào a partir da educação popular In: 23a. Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu.

23a. Reunião Anual da ANPEd – (Home page ANPEd). internet: ANPEd, 2000. p.01 – 15

45. FLEURI, R. M., TUMOLO, P. S.

The meanings of work in the capitalist world. In: 23rd RIDEF 2000, Austria., 2000, Viena.

RIDEF 2000 – The new multiletre nº 2.. Viena: FIMEM – Federação Internacional de Movimentos de Escolas Modernas, 2000. v.01. p.57 – 68

46. FLEURI, R. M.

Currículo e Relações Multiculturais na Perspectiva da Educação Intercultural (36) In: I Congresso Nacional de Reorientação Curricular, 1999, Blumenau, SC,.

Anais. Blumenau: FURB, 1999. v.1. p.124 – 127

47. FLEURI, R. M.

Travessia: questões e perspectivas emergentes na pesquisa em Educação Popular In: 22a. Reunião Anual da ANPED, 1999, Caxambu.

Diversidade e desigualdade: desafios para a educação na fronteira do século (CD-ROM). Caxambu: ANPEd, 1999. v.1.

48. FLEURI, R. M.

Educação Popular no Brasil: Significados Contemporâneos das Propostas de Freire e Freinet. In: Seminário de Educação Popular na Universidade de Saitama (Japão), 1998, Urawa, Saitama,.

Na terra do sol nascente (Florianópolis: MOVER). Florianópolis: Mover, 1998. p.11 – 17

49. FLEURI, R. M.

L’Educazione Interculturale: Appunti Sulle Strategie Emergenti In: SISTEMA SCOLASTICO: pluralismo culturale e processi di globalizzazione economica e tecnologica, 1997, Courmayeur.

Atti del Seminario. Courmayeur (Itália): CNPDS, 1997. p.77 – 81

50. FLEURI, R. M.

Il Filo dell’Aquilone: L’esperienza di Casa-Laboratório (Florianópolis, 1990) In: Seminário Cooperazione Educativa Interculturale, 1996, Bolonha.

COOPERAZIONE EDUCATIVA INTERCULTURALE Brasile – Italia: Progetti e Percorsi (Dossier II). Bolonha (Itália): CD/LEI, 1996. v.1. p.17 – 34

51. FLEURI, R. M.

Un Percorso di Cooperazione Educativa Interculturale: Appunti e Appuntamenti In: Seminario Cooperazione Educativa Interculturale, 1996, Bolonha.

Cooperazione educativa interculturale Brasile-Italia: progetti e percorsi (Dossier I). Bolonha (Itália): CD/LEI, 1996. v.1. p.4 – 15

52. FLEURI, R. M.

Bases teóricas e políticas da pesquisa e extensão em Educação In: Formação do educador no terceiro grau – A contribuição dos Agentes Responsáveis pela Formação do Educador e seu compromisso com a Educação Brasileira, 1992, Florianópolis.

Cadernos do CED – A contribuição dos Agentes Responsáveis pela Formação do Educador e seu compromisso com a Educação Brasileiria. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 1992. v.18. p.75 – 77