Artigos Científicos
Artigos Científicos publicados em Periódicos
“Entrelugares” identificados numa experiência de intercâmbio universitário na Itália
FIGUEIREDO, Clara F., FLEURI, R. M. “Entrelugares” identificados numa experiência de intercâmbio universitário na Itália. Visão Global. v.13, p.157 – 166, 2010. Disponível em: <http://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/article/view/770> . Acesso em 11 de maio de 2011.
A contribuição de Victor Valla ao pensamento da educação popular
VASCONCELOS, Eymard Mourão de, TAVARES, M. T. G., FLEURI, R. M., ALGEBAILE, E. B., VALLA, V. V. A CONTRIBUIÇÃO DE VICTOR VALLA AO PENSAMENTO DA EDUCAÇÃO In: 30a. Reunião Anual da Anped, 2007, Caxambu. Portal da Anped. Rio de Janeiro: Anped, 2007. p.1 – 23. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000300013&script=sci_arttext>. Acesso em 18 de Abril de 2011.
Educación Ambiental e Intercultural para la sostenibilidad: fundamentos y praxis
VEGA, Pedro, FREITAS, Mário, ÁLVAREZ, Pedro, FLEURI, Reinaldo. Educación Ambiental e Intercultural para la sostenibilidad: fundamentos y práxis. Utopía y Praxis Latinoamericana [en línea] 2009, 14 (Enero-Marzo) : [fecha de consulta: 21 de marzo de 2011] Disponible en: < http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=27911649003 > ISSN 1316-5216
Rebeldia e democracia na escola
FLEURI, Reinaldo Matias. Rebeldia e democracia na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, Dec. 2008 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000300005&lng=en&nrm=iso >. access on 21 Mar. 2011. doi: 10.1590/S1413-24782008000300005.
Educación intercultural y epistemologia de la complejidad: implicaciones pedagógicas
FLEURI, R. M. Educación Intercultura y epistemologia de la complejidad: implicaciones pedagógicas. In: Enfoque Social – Revista de Historia, Política y Sociedad, Tamaulipas, México, n. 1, enero-junio.2007, p.67-89.
Marco teórico y metodológico de educación ambiental e intercultural para un desarrollo sostenible
VEGA, Pedro Marcote, FREITAS, Mário Jorge Cardoso Coelho, ALVAREZ, Pedro Suárez, FLEURI, R. M. Marco teórico y metodológico de educación ambiental e intercultural para un desarrollo sostenible. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. , v.4, p.539 – 554, 2007. Disponível em: < http://venus.uca.es/eureka/revista/Volumen4/Numero_4_3/VegaMarcote_et_al_2007.pdf. Acesso em 21 de março de 2011.
WEBER, Cátia, FLEURI, R. M. Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina. Série-Estudos (UCDB). , v.22, p.125 – 140, 2007. Disponível em: < http://www.ucdb.br/serieestudos/publicacoes/ed22/SE_n.22_completa.pdf. Acesso em 28 de março de 2011.
Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional
FLEURI, R. M. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educação e Sociedade. Campinas, SP, v. 27, n 95, p. 495-520, maio/ago.2006. ISSN 0101-7330. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v27n95/a09v2795.pdf . Acesso em 22 de março de 2011.
10. FLEURI, R. M.
Intercultura e educação (1.ed.portuguesa). Educação, Sociedade & Culturas. , v.23, p.91 – 124, 2005.
11. FLEURI, R. M.
Desafios de uma política intercultural de educação: a perspectiva desenvolvida pelo Núcleo Mover (UFSC). Pedagogia (UNOESTE). , v.3, p.07 – 40, 2004.
12. FLEURI, R. M.
Intercultura y Educación (3.ed. espanhola). Astrolabio (Buenos Aires). , v.1, p.1 – 20, 2004.
13. FLEURI, R. M.
Educação e Intercultura (2.ed.brasileira). Grifos (Chapecó). , v.dossie, p.17 – 47, 2003.
14. FLEURI, R. M.
Educação Intercultural Gênero e Movimentos Sociais. Educar em Revista. , v.espec., p.121 – 136, 2003.
15. FLEURI, R. M., SOUZA, M. I. P.
Educação no Limiar entre culturas. Marco Social (Rio de Janeiro). , v.5, p.28 – 34, 2003.
16. FLEURI, R. M.
Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação. , p.16 – 35, 2003.
17. FLEURI, R. M., SIEWERDT, M. J.
A s mediações e a cultura: os estudos de recepção como alternativa pedagógica para a percepção das identidades e do outro. Reflexão e Ação. , v.10, p.89 – 109, 2002.
18. FLEURI, R. M.
Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade & Culturas. , p.45 – 62, 2001.
19. FLEURI, R. M.
Educação Intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. , v.80, p.277 – 289, 2001.
FLEURI, R. M. Educação Intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. , v.80, p.277 – 289, 1999. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/download/183/183 Acesso em 28 de março de 2011.
20. FLEURI, R. M.
Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares: para além do hibridismo. Revista Brasileira de Educação. , p.115 – 126, 2001.
21. FLEURI, R. M.
Freinet:confrontation avec le pouvoir disciplinaire. Le Nouvel Educateur. , v.134, p.30 – 34, 2001.
22. FLEURI, R. M.
Educação popular no Brasil: significados contemporâneos das propostas de Freire e Freinet. Educação Brasileira. , v.20, p.159 – 171, 1998.
23. FLEURI, R. M.
Nord/Sud/Est/Ovest – Le Pedagogie Popolari Nel Mondo. Usi e Significati Contemporanei Della Pratica Di Célestin Freinet In Brasile (Versao Italiana). MULTILETTRE – RIDEF ’98 (FIMEM). , v.Spcial, p.56 – 64, 1998.
24. FLEURI, R. M.
Nord/Sud/Est/Ovest – Le Pedagogie Popolari Nel Mondo. Usi e Significati Contemporanei della Pratica di Célestin Freinet In Brasile (Versão Japonesa, A Partir da Versao Italiana). MULTILETTRE – RIDEF’98 JAPAN (FIMEM). , v.20, p.47 – 55, 1998.
25. FLEURI, R. M.
Para Além dos Processos de Sujeição Disciplinar. Educação Brasileira. , v.20, p.125 – 134, 1998.
26. FLEURI, R. M., HURTIG, C.
La Pédagogie Freinet: des Conceptions Différentes? Des Apporches Socio-Culturelles Différentes?. LE NOUVEL EDUCATEUR (ICEM). , p.24 – 24, 1997.
FLEURI, R. M., HURTIG, C. La Pédagogie Freinet: des Conceptions Différentes? Des Apporches Socio-Culturelles Différentes?. LE NOUVEL EDUCATEUR (ICEM). , p.24 – 24, 1997. Disponível em: http://www.icem-pedagogie-freinet.org/node/12436 e http://www.icem-pedagogie-freinet.org/sites/default/files/images/Couv_NE_93.jpg Acesso em 28 de março de 2011.
27. FLEURI, R. M.
Para além dos processos de sujeição disciplinar. Reflexão e Ação. , v.5, p.89 – 96, 1997.
28. FLEURI, R. M., DEPASQUIS, P.
Entretien avec Reinaldo Fleuri. RIDEF 96 (GLEM). , v.1, p.25 – 27, 1996.
29. FLEURI, R. M.
Freinet: Confrontation avec le Pouvoir Disciplinaire (Versão Francesa). Revue Multilettre – Fragen und Versuche (FIMEM). , p.44 – 49, 1996.
30. FLEURI, R. M.
Freinet: Confrontation With Disciplinary Power (Versão Inglesa). Revue Multilettre Fragen Und Versuche Fimem. , p.52 – 56, 1996.
31. FLEURI, R. M.
Freinet: Konfrontation Mit Der Disziplinarmacht (Versão Alemã). Revue Multilettre Fragen Und Versuche Fimem. , p.50 – 51, 1996.
32. FLEURI, R. M.
Il Conflitto nella Realtà Educativa. Animazione Sociale. , v.XXVI, p.81 – 85, 1996.
33. FLEURI, R. M.
Il Conflitto Nell’Educazione. Revista MOSAICO DI PACE. , p.6 – 12, 1996.
34. FLEURI, R. M.
Il Potenziale Educativo del Conflitto. Informazioni Per Una Pedagogia Popolare. , v.3, p.5 – 11, 1996.
35. FLEURI, R. M.
Il Volo Dell’Ape. Informazioni Per Una Pedagogia Popolare. , p.18 – 19, 1996.
36. FLEURI, R. M.
Un’Educazione Antidisciplinare: la Dimensione AntiiIstituzionale della Proposta Pedagogica di Freinet. Cooperazione Educativa. , v.XLV, p.17 – 20, 1996.
37. FLEURI, R. M.
O Início do Caminho não é o Fim da Picada!. Motrivivência. , v.07, p.245 – 249, 1995.
38. FLEURI, R. M.
Produção de Conhecimento na Educação Popular: A Questão do Método. Contexto & Educação. , v.9, p.85 – 104, 1995.
39. FLEURI, R. M.
Educação popular e a concepção de ser humano. Educação e Filosofia. , v.7, p.129 – 134, 1993.
FLEURI, R.M. Educação Popular e a concepção do ser humano. Educação e Filosofia., v.7, p.129-134,1993. Disponível em : http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewArticle/1120 . Acesso em 13 de abril de 2011.
40. FLEURI, R. M.
Interdisciplinaridade: meta ou mito?. Plural (Florianópolis). , v.4, p.54 – 60, 1993.
FLEURI, R.M. Interdisciplinaridade: meta ou mito? Revista Plural, n.4, ano 3, jan-jul. 1993. Disponível em : http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/freire/fleuri.pdf . Acesso em 13 de abril de 2011.
41. FLEURI, R. M.
O Sentido Social da Filosofia. Educação e Filosofia. , v.7, p.167 – 177, 1993.
42. FLEURI, R. M.
Contradições e perspectivas emergentes na extensão universitária em educação popular.. Contexto & Educação. , v.5, p.47 – 54, 1990.
43. FLEURI, R. M.
Educação popular na escola pública? . Educação e Filosofia. , v.4, p.159 – 162, 1990.
FLEURI.R,M., Educação popular na escola pública? . Educação e Filosofia., v.4, p. 159-162, 1990. Disponível em : « http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCQQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.seer.ufu.br%2Findex.php%2FEducacaoFilosofia%2Farticle%2Fdownload%2F1273%2F1137&rct=j&q=educa%C3%A7%C3%A3o%20popular%20na%20escola%20p%C3%BAblica&ei=efClTaDwEuri0gHi2_H2CA&usg=AFQjCNHnPLmHLO_92CscN9sfW-rmdHuFKA&sig2=QkmSkO-IbOatS27z24nZyw ». Acesso em 13 de Abril de 2011.
44. FLEURI, R. M.
A Escola que interessa à classe trabalhadora.. Educação Municipal. , v.2, p.19 – 23, 1989.
FLEURI, R.M. A escola que interessa à classe trabalhadora. Educação e Filosofia.,v.4, p.45-50, 1989. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewArticle/1864 . Acesso em : 13 de abril de 2011.
45. FLEURI, R. M.
A escola que interessa à classe trabalhadora. Educação e Filosofia. , v.4, p.45 – 50, 1989.
46. FLEURI, R. M.
A Filosofia no Segundo Grau. Educação e Filosofia. , v.4, p.155 – 157, 1989.
FLEURI, R.M. Filosofia no segundo grau. Educação e Filosofia. p.155-157, 1989. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewArticle/1877 . Acesso em : 13 de abril de 2011
47. FLEURI, R. M.
A proposta educacional metodista e a ideologia do Projeto Periferia da UNIMEP. Impulso (Piracicaba). , v.3, p.75 – 82, 1989.
48. FLEURI, R. M.
Em busca de uma concepção dialética de filosofia. Educação e Filosofia. , v.3, p.207 – 217, 1989.
FLEURI, R. M. Em busca de uma concepção dialética de filosofia. Educação e Filosofia. , v.3, p.207-217, 1989. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewArticle/1926 . Acesso em 13 de abril de 2011.
49. FLEURI, R. M.
Extensão Universitária em Educação Popular. Educação e Filosofia. , v.3, p.59 – 73, 1989.
FLEURI,R.M. Extensão universitária em educação popular. Educação e Filosofia., v.3, p.59-73, 1989. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1913/1595 . Acesso em : 13 de abril de 2010.
50. FLEURI, R. M.
As diferentes faces da educação popular.. Educação Municipal. , v.1, p.22 – 24, 1988.
51. FLEURI, R. M.
Filosofar: para quê?. Educação e Filosofia. , v.1, p.85 – 90, 1987.
FLEURI, R.M. Filosofar : para quê? Educação e Filosofia.,v.1, p.85-90, 1987. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewArticle/1995. Acesso em : 13 de abril de 1987.
52. FLEURI, R. M.
Nota: para quê ?. Educação e Filosofia. , v.1, p.99 – 104, 1987.
FLEURI, R.M. Nota : para quê? Educação e Filosofia. , v.1, p.99-104, 1987. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=3&ved=0CCUQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.seer.ufu.br%2Findex.php%2FEducacaoFilosofia%2Farticle%2FviewArticle%2F1999&ei=KQWmTeHmMbSG0QHq6fT6CA&usg=AFQjCNG9FusslUfE_Idmtk6YjTOtuvC37Q&sig2=oanR4rWbG7mQbFRZ1VRRRw. Acesso em 13 de abril de 2011.
53. FLEURI, R. M.
Saber e poder na relação professor-aluno. Revista da Adufu. , v.1, p.18 – 20, 1986.
54. FLEURI, R. M.
Educar: para que?. Educação e Filosofia. , v.1, p.69 – 77, 1985.
FLEURI, R.M. Educar: para quê? Educação e Filosofia.,v.1, p.69-77, 1985. Disponível em: « http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2024/1682 ». Acesso em 18 de abril de 2011.
55. FLEURI, R. M.
O educador e escola: como viabilizar a opção pelos pobres. Revista de Educação. AEC. , p.36 – 39, 1983.
56. FLEURI, R. M.
O Ciclo Básico da PUCSP: uma proposta inovadora?. Veredas. , v.101, p.225 – 228, 1982.
57. FLEURI, R. M.
Síntese da tese de Mestrado: Consciência crítica e universidade. Revista da APG (PUCSP). , v.49, p.144 – 146, 1979.